Economia Circular e a Sustentabilidade
A Economia Circular é um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Desta forma, o ciclo de vida dos produtos é alargado.
Benefícios:
proteger o ambiente
reduzir a dependência de matérias-primas
criar empregos
poupar dinheiro dos consumidores (intermédios e finais).
Este modelo - Economia Circular - contribui para a Sustentabilidade no seu sentido mais lato: ambiente, sociedade e economia. Para que a Sustentabilidade se torne realidade é necessário o contributo de todos, quer a nível individual como coletivo. A adoção de hábitos mais sustentáveis é urgente para o Planeta.
As empresas têm grande impacto na Sustentabilidade podendo adotar medidas que são ambientalmente sustentáveis:
diminuir o uso excessivo dos recursos naturais (renováveis e não-renováveis);
avaliar os impactos ambientais de suas atividades e criar políticas para reduzi-los;
usar tecnologias sustentáveis;
utilizar materiais reciclados sempre que possível;
reduzir o consumo de materiais não recicláveis;
promover a reciclagem no consumo interno de papel, embalagens e outros materiais usados;
reduzir a emissão de gases poluentes;
privilegiar uso de energias limpas.
Precisamente, a indústria de reciclagem de materiais tem subjacente o conceito da economia circular que é um conceito estratégico, assente na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
A reciclagem de plástico é fundamental para a preservação do meio ambiente e a conservação de valiosos recursos não renováveis.
Ao transformar plásticos descartados em novos produtos, estamos a contribuir para a redução do consumo de recursos naturais, na minimização dos impactos ambientais e na promoção da sustentabilidade.
A Resíduos Gest implementa práticas internas de sustentabilidade, promovendo a reciclagem de materiais usados internamente e na utilização de painéis solares para produção de energia. Além disso, orgulhamo-nos da nossa atividade contribuir com soluções para o tratamento do desperdício de plásticos, nomeadamente de peças e equipamentos, desmantelando-os e separando os diferentes componentes (plástico, metal, eletrónico) tratando-os separadamente. Desta forma, tratando e valorizando os resíduos, poderão estes ser novamente utilizados no fabrico de novas peças e equipamentos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, económica e social.